terça-feira, 17 de agosto de 2010

Doe Sangue...Doe vida!





O sangue é uma substância essencial à vida, responsável pelo transporte de oxigénio, nutrientes, células, hormônios, enzimas e uma infinidade de outros elementos.



A transfusão de sangue é um procedimento médico realizado para salvar vidas e para tratar doentes em estado grave.

Em todos os hospitais do mundo, diariamente, são realizadas transfusões sanguíneas.

Não existe sangue artificial, nem outra substância que possa substituí-lo, portanto, para que haja transfusão, é preciso que haja doação.

A doação de sangue é um acto voluntário de generosidade ainda pouco difundido na população. Estima-se que apenas uma a cada trinta pessoas seja doadora, uma proporção muito pequena, ainda mais quando se sabe que uma a cada três, eventualmente, necessitará de uma transfusão ao longo de sua vida.

DOAÇÃO DE SANGUE

O acto de doar sangue deve ser sempre voluntário, porém, nem todos os candidatos estão aptos para serem doadores, o que só aumenta a necessidade de um volume maior de candidatos.

Os requisitos básicos para ser um candidato a doação de sangue são:

- Estar bem de saúde.

- Ter mais de 18 e menos de 60 anos.

- Pesar mais que 50 kg.

- Homens não podem doar sangue 2 vezes em um espaço menor que 60 dias, respeitando o limite máximo de 4 doações por ano.

- Mulheres não podem doar sangue 2 vezes em um espaço menor que 90 dias, respeitando o limite máximo de 3 doações por ano.

- Mulheres grávidas e em período de amamentação não podem fazer doação.

Se você se enquadra nestes requisitos, já pode se candidatar (ou recandidatar) a doação.


Para que o procedimento não traga riscos nem ao doador, nem ao receptor do sangue, algumas outras condições devem ser respeitadas.

Portanto, não podem doar sangue:

- Diabéticos insulino-dependentes

- Pessoas que têm ou tiveram sífilis

- Pessoas com câncer

- Portadores do vírus HIV

- Pessoas com doença pulmonar tipo DPOC

- Pessoas com insuficiência renal crónica

- Pessoas com passado de tuberculose extra-pulmonar

- Pessoas com antecedentes de AVC

- Portadores do vírus HTLV I ou HTLV II

- Pessoas que tiveram malária ou que tenham morado em região endémica nos últimos 6 meses.

- Portadores de doenças auto-imunes

- Pessoas que sofrem de epilepsia

- Pessoas com comportamento de risco tais como não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses ou ser usuário de drogas injectáveis.

Orientações após a doação

- Assegure-se de ter uma boa hidratação nas 24h subsequentes a doação. Beba bastante líquido e evite bebidas alcoólicas.

- Alimente-se bem

- Não fume na primeira hora após a doação.

- Não faça actividades desgastantes no primeiro dia.

- Se tiver sentindo tonturas, deite-se e coloque as pernas apoiadas para cima. Isto deverá ser suficiente.

- O curativo pode ser removido após 4 horas.

Observações finais

- Doar sangue não engorda nem emagrece.

- Doar sangue não vicia nem cria dependência.

- Doar sangue não afina nem engrossa o sangue

- Mulheres podem doar sangue durante o período menstrual

- Não se pega doenças doando sangue

DOE SANGUE! Não custa nada, é rápido e você poderá salvar várias vidas.

Fonte: mdsaude.com


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Afinal os nossos problemas não são assim tão graves comparado com o dos outros.








Tá vendo?
Conforme vamos conhecendo os problemas dos outros, percebemos que o nosso nem é assim, um problemãoooo

Ai ai,, esse Djalmão

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Top 7 de coisas irritantes no MSN!!!

Oi gente boa...
Alguma dessas cenas nós fazemos ou somos vitimas das mesmas. Olhe...

01 – Alguém te chama, começa com: - Oi, tudo bem? E as novidades? … clica no botão chato de chamar atenção e quando você responde demoram 15 minutos para responder com um "ta fixe".

02 - Você está escrevendo, percebe que a outra pessoa também está escrevendo, você apaga tudo... É estranho, mas acontece involuntariamente.

03 - Quando vai mandar uma mensagem no final dela sai um ' ] '. Isso porque essa tecla fica muito próximo do “Enter”, aí da nisso mesmo.]

04 - Você entra com o status em off-line só pra ver quem está online. (As vezes essa sou eu,, hehehe, mas é porque não da p falar com tanta gente ao mesmo tempo, assim eu posso escolher com quem falar).

05 - Sempre tem um(a) engraçadinho(a) que fica entrando e saindo toda hora, só pra ser notado.

Aí aparece aquela pilha de mensagens “fulano acabou de entrar”. (Morro de rir com esses, kkk).

06 - Uma pessoa te adiciona e depois de um tempo você vai falar com ela e ela te responde com um: - Te conheço? (Essa é a treva).

07 - Fulano coloca tanto emotion que fica praticamente impossível ler a frase toda. (As vezes também cometo essa gaff, hehehehe, realmente fica mesmo chato pra quem recebe a msg, tentar decifrar o que o outro escreveu).

Fonte: http://so-9dades.blogspot.com/

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Você conhece os maiores inimigos de um relacionamento??

Não existem fórmulas mágicas para um namoro dar certo, mas se você pode evitar certos problemas que ao longo do tempo podem desgastar um relacionamento, melhor. Dê uma olhadinha no pequeno guia das manias que você deve evitar a todo custo.

Estas manias são as maiores inimigas de qualquer namoro ou casamento. Se você conseguir evitá-las desde o começo, terá mais possibilidade de manter a magia com o seu (a) namorado (a) e desfrutar de muitos e muitos anos de paz e muito clima de romance no ar.

Saiba quem são e como evita-los.

1. A televisão

A TV pode ser considerada uma das maiores inimigas do amor. Jantar em frente da televisão e gastar o pouco tempo que vocês têm juntos para ver a novela das oito não favorece em nada a cumplicidade nem faz com que vocês se conheçam melhor.

Entre ficar horas a ver "nada" na televisão e "muita coisa" na cama, o que você prefere? Se é a primeira opção, está na hora de rever o seu relacionamento... além disso, o ideal é que vocês dois conversem, saiam de casa, vão ao cinema, jantem bem e façam programas que os dois gostem.

Uma sugestão é fazer um pacto: vocês só assistirão a programas que interesse a vocês dois de verdade. Caso contrário, o mínimo que farão é alugar um vídeo para ver confortavelmente com a luz apagada e a comer pipoca.


2. Deixar de sair

O cansaço, a preguiça, a rotina... muitas vezes, tudo parece conspirar para que vocês fiquem em casa sem fazer nada do que sair para ir a casa de amigos ou jantar em um bom restaurante. Por que não sair com mais frequência, com amigos ou só vocês dois?

Com o passar do tempo, os casais tendem a ficar cada vez mais caseiros e "fechados na toca". Embora isso seja bom (porque vocês passam muito tempo juntos), isso também pode querer dizer que a vossa vida social está cada vez menor. Com isso, vocês tem cada vez menos experiências novas em comum... pense bem: daqui a alguns anos, se você continuar com ele(a), vai ficar se lembrando "daquela tarde em que ficamos em casa a ver TV"?

Na dúvida, vá ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante e siga a agenda cultural da sua cidade. Viajar durante o final de semana também não é nem um pouco uma má ideia, ou é?


3. Falta de tempo

Chegar sempre tarde em casa diminui o tempo que você e o seu (a) namorado(a) têm para se ver e para curtir um ao outro. Além disso, se você trabalha demais, é comum chegar em casa cansada (o) e com os nervos à flor da pele.

Não deixe que o trabalho absorva toda a sua vida, pois isso pode custar o seu namoro com ele (a). Se você realmente precisa trabalhar tanto, não se esqueça de ligar num horário mais folgado do dia, nem que seja na hora do almoço, simplesmente para dizer "oi" ou que está com saudade. Isso pelo menos alivia um pouco o facto de você estar quase sempre indisponível.

Tente, também, sempre separar um tempo para ele (a). Seja um final de semana que vocês vão viajar para passar o tempo todo a curtir o namoro ou simplesmente um horário da semana em que vocês vão fazer um curso juntos... isso aumenta a cumplicidade e favorece o namoro.

4. Relaxar demais

Não é porque vocês se conhecem muito bem e porque existe muita confiança que você tem que relaxar. Ao recebê-lo (a) de chinelos, com o cabelo desarrumado ou com aquela "roupa furada de ficar em casa" você pode ter certeza de que não está contribuindo para aumentar a magia e o romance do namoro.

Embora seja importante vocês terem confiança um no outro e você saber que ele (a) gosta de você mesmo com carrapitos no cabelo, o ideal é você evitar que ele te veja sempre desarrumada. Confiança e cumplicidade é uma coisa; desleixo, outra.

5. Falta de atenção

É outra grande inimiga do namoro. Não se trata de ficar o dia todo a fazer elogios ou comprar presentes, mas mostrar, sempre que possível, o quanto ele (a) está bonito ou se interessar pelas coisas dele (a).

Novamente, um telefonema por dia demonstra interesse e atenção... participe da vida dele (a) e o (a) ajude (ou ao menos o (a) ouça) com o que você puder. Afinal, se você não quer nem saber da vida dele (a), por que está a namorar?

6. Ciúme excessivo

Fazer interrogatórios dignos de filmes policiais ou organizar "tocaias" para saber se ele (a) está te traindo não é exactamente a melhor forma de dizer "eu te amo". Lembre-se que o relacionamento está baseado na confiança, e que ela tem que ser recíproca.

Se ele (a) te dá motivo para desconfiar de alguma coisa, repense o relacionamento e converse. Mas, se não, evite aquelas cenas de ciúme dignas de novela e demonstre que você realmente confia nele (a) da mesma forma que ele (a) confia em você.


7. Abstinência sexual

A vida sexual é importante dentro de um relacionamento. Mesmo que o desejo diminua com o tempo, saiba que não é normal ele simplesmente acabar. A vontade e a paixão têm que se renovar constantemente.

Nesta área, sempre inove. Converse abertamente com ele (a) sobre as fantasias que ele (a) têm na cama e sobre as que você quer realizar também. O importante é não cair na "mesmice", em que o sexo pode parecer obrigação. Isso não é bom para ele (a) e claro nem para você.

8. Política familiar

É óptimo ter boas relações com a família do (a) seu namorado (a) e estar presente nos eventos importantes. Mas não abuse. Nem você nem ele (a) têm que ir em todos os acontecimentos familiares - sejam da sua família ou da dele (a) - nem mesmo estar sempre juntos nestas ocasiões.

Nestas horas, é bom entender os limites que cada um tem e só "requisitar a presença" do (a) amado (a) em eventos realmente importantes. Isso significa que, para passar o sábado à tarde com a sua tia-avó todo final de semana, o ideal é ir sozinha e deixá-lo a jogar a bola com os amigos.


9. A falta de projetos

Manter um namoro não é só enfrentar o dia-a-dia. É preciso construir algo juntos, desde coisas a curto prazo, como uma viagem juntos, um curso que vão fazer etc, a projectos mais ambiciosos, como morar juntos, casar, talvez um filho, uma casa...

Converse mais com ele sobre o futuro, para vocês terem uma ideia do que cada um quer no relacionamento. Só que, claro, sempre com bom senso: não vá perguntar no segundo mês de namoro que nome ele prefere para a segunda filha que vocês terão.

Hehehehe (Alguém entenderá o motivo da rizada)

10. O silêncio

A falta de diálogo é a pior coisa que pode acontecer entre você e ele (a). Lembre-se: para se estar em um relacionamento é necessário haver troca. Os dois têm que falar e os dois têm que escutar. Se isso não ocorre, vocês precisam fazer um esforço e conseguir, nem que seja com ajuda de um terapeuta.

O silêncio é, em geral, a maior causa da perda de interesse de um pelo outro. Com isso, vocês acabam simplesmente por cumprir a rotina sem mais ligar para a outra pessoa... isso mata, aos poucos, o relacionamento e o amor.


Faça bom proveito e curta bastante a sua relação.

Fonte: Redacção terra