quarta-feira, 30 de junho de 2010

Piercing: O que você acha disso?


Olá pessoal

Sumi por uns tempos mas estou de volta com um assunto bastante pertinente.

Como sabem muitos são os jovens desta era “moderna” que estão a aderir ao uso de piercings e tatuagens. Um hábito que vem de épocas antigas mas que hoje é cada vez mais comum.

Bom, sinceramente, eu sou uma delas, gosto de tatuagens e estou a considerar a possibilidade de colocar um piercing, estou quase a desistir da ideia, mas ela continua lá(rsrsrssss).

Vou deixar as tatuagens para outra matéria e focalizar-me nos piercings. No risco a que estamos sujeitos ao tomar a decisão de colocar.

O que parece apenas um simples exercício de vaidade, pode se tornar um sério problema de saúde.

A falta de controlo sobre quem insere o piercing tem causado inúmeros casos de infecções graves. O piercing está longe de ser um procedimento sem riscos. Até 15% das pessoas apresentam algum tipo de complicação e 1% precisam de internação hospitalar.

A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que milhões de bactérias que diariamente entram em contacto connosco, atinjam nosso organismo. A nossa pele inclusive é colonizada por bactérias. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos a expor o nosso interior à germes que causam doenças.

Alguns locais como a língua e orelha são mais susceptíveis a complicações. Reparem na figura abaixo, como é a distribuição da cartilagem da orelha.


Esta região de cartilagem apresenta uma vascularização sanguínea pobre. Qualquer infecção local pode ser difícil de ser tratada porque não há fluxo suficiente nem de anticorpos, nem dos antibióticos que possam ser prescritos.




A foto a esquerda mostra a evolução de uma infecção de cartilagem provocada por piercing. Neste caso os antibióticos resolveram o problema.

A infecção local, que pode ser uma celulite ou erisipela, é a complicação mais comum do piercing. Em alguns casos a infecção pode evoluir com a formação de um abcesso.


Mesmo assim pode ser pior.



Outra complicação é a formação de queilóides, que são cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes. O quelóide pode ser deformante, como na foto abaixo. Esse quelóide pode ocorrer em qualquer sítio do corpo onde haja uma reacção ao piercing.





A língua é outro local que costuma infectar. O problema é o oposto da cartilagem. Ela é um órgão extremamente vascularizado e localizado em uma região com elevada carga de bactérias, como é a cavidade oral. Por esse motivo, qualquer infecção na língua pode facilmente atingir a circulação sanguínea e acometer outros órgãos distantes.




Outras complicações que podem acontecer

  • - Alergia ao metal (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias)
  • - Intensa dor local
  • - Sangramento incontrolável da língua
  • - Aspiração do piercing pelos pulmões
  • - Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV
  • - Infecções gengivais

Qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos etc...

Outro factor é a imagem que transmitimos ao exibirmos um pircing, algo que muitas vezes nos prejudica nas entrevistas de emprego porque para certas pessoas o uso de pircings e tatuagens está associado a delinquência.

Realmente fica lindo quando corre tudo bem, mas pense bem antes de decidir perfurar o seu corpo seja em que parte for. Lembre-se que beleza não é tudo e saúde é a nossa grande riqueza.


Fonte: mdsaude.com

Sem comentários:

Enviar um comentário