terça-feira, 3 de agosto de 2010

Você conhece os maiores inimigos de um relacionamento??

Não existem fórmulas mágicas para um namoro dar certo, mas se você pode evitar certos problemas que ao longo do tempo podem desgastar um relacionamento, melhor. Dê uma olhadinha no pequeno guia das manias que você deve evitar a todo custo.

Estas manias são as maiores inimigas de qualquer namoro ou casamento. Se você conseguir evitá-las desde o começo, terá mais possibilidade de manter a magia com o seu (a) namorado (a) e desfrutar de muitos e muitos anos de paz e muito clima de romance no ar.

Saiba quem são e como evita-los.

1. A televisão

A TV pode ser considerada uma das maiores inimigas do amor. Jantar em frente da televisão e gastar o pouco tempo que vocês têm juntos para ver a novela das oito não favorece em nada a cumplicidade nem faz com que vocês se conheçam melhor.

Entre ficar horas a ver "nada" na televisão e "muita coisa" na cama, o que você prefere? Se é a primeira opção, está na hora de rever o seu relacionamento... além disso, o ideal é que vocês dois conversem, saiam de casa, vão ao cinema, jantem bem e façam programas que os dois gostem.

Uma sugestão é fazer um pacto: vocês só assistirão a programas que interesse a vocês dois de verdade. Caso contrário, o mínimo que farão é alugar um vídeo para ver confortavelmente com a luz apagada e a comer pipoca.


2. Deixar de sair

O cansaço, a preguiça, a rotina... muitas vezes, tudo parece conspirar para que vocês fiquem em casa sem fazer nada do que sair para ir a casa de amigos ou jantar em um bom restaurante. Por que não sair com mais frequência, com amigos ou só vocês dois?

Com o passar do tempo, os casais tendem a ficar cada vez mais caseiros e "fechados na toca". Embora isso seja bom (porque vocês passam muito tempo juntos), isso também pode querer dizer que a vossa vida social está cada vez menor. Com isso, vocês tem cada vez menos experiências novas em comum... pense bem: daqui a alguns anos, se você continuar com ele(a), vai ficar se lembrando "daquela tarde em que ficamos em casa a ver TV"?

Na dúvida, vá ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante e siga a agenda cultural da sua cidade. Viajar durante o final de semana também não é nem um pouco uma má ideia, ou é?


3. Falta de tempo

Chegar sempre tarde em casa diminui o tempo que você e o seu (a) namorado(a) têm para se ver e para curtir um ao outro. Além disso, se você trabalha demais, é comum chegar em casa cansada (o) e com os nervos à flor da pele.

Não deixe que o trabalho absorva toda a sua vida, pois isso pode custar o seu namoro com ele (a). Se você realmente precisa trabalhar tanto, não se esqueça de ligar num horário mais folgado do dia, nem que seja na hora do almoço, simplesmente para dizer "oi" ou que está com saudade. Isso pelo menos alivia um pouco o facto de você estar quase sempre indisponível.

Tente, também, sempre separar um tempo para ele (a). Seja um final de semana que vocês vão viajar para passar o tempo todo a curtir o namoro ou simplesmente um horário da semana em que vocês vão fazer um curso juntos... isso aumenta a cumplicidade e favorece o namoro.

4. Relaxar demais

Não é porque vocês se conhecem muito bem e porque existe muita confiança que você tem que relaxar. Ao recebê-lo (a) de chinelos, com o cabelo desarrumado ou com aquela "roupa furada de ficar em casa" você pode ter certeza de que não está contribuindo para aumentar a magia e o romance do namoro.

Embora seja importante vocês terem confiança um no outro e você saber que ele (a) gosta de você mesmo com carrapitos no cabelo, o ideal é você evitar que ele te veja sempre desarrumada. Confiança e cumplicidade é uma coisa; desleixo, outra.

5. Falta de atenção

É outra grande inimiga do namoro. Não se trata de ficar o dia todo a fazer elogios ou comprar presentes, mas mostrar, sempre que possível, o quanto ele (a) está bonito ou se interessar pelas coisas dele (a).

Novamente, um telefonema por dia demonstra interesse e atenção... participe da vida dele (a) e o (a) ajude (ou ao menos o (a) ouça) com o que você puder. Afinal, se você não quer nem saber da vida dele (a), por que está a namorar?

6. Ciúme excessivo

Fazer interrogatórios dignos de filmes policiais ou organizar "tocaias" para saber se ele (a) está te traindo não é exactamente a melhor forma de dizer "eu te amo". Lembre-se que o relacionamento está baseado na confiança, e que ela tem que ser recíproca.

Se ele (a) te dá motivo para desconfiar de alguma coisa, repense o relacionamento e converse. Mas, se não, evite aquelas cenas de ciúme dignas de novela e demonstre que você realmente confia nele (a) da mesma forma que ele (a) confia em você.


7. Abstinência sexual

A vida sexual é importante dentro de um relacionamento. Mesmo que o desejo diminua com o tempo, saiba que não é normal ele simplesmente acabar. A vontade e a paixão têm que se renovar constantemente.

Nesta área, sempre inove. Converse abertamente com ele (a) sobre as fantasias que ele (a) têm na cama e sobre as que você quer realizar também. O importante é não cair na "mesmice", em que o sexo pode parecer obrigação. Isso não é bom para ele (a) e claro nem para você.

8. Política familiar

É óptimo ter boas relações com a família do (a) seu namorado (a) e estar presente nos eventos importantes. Mas não abuse. Nem você nem ele (a) têm que ir em todos os acontecimentos familiares - sejam da sua família ou da dele (a) - nem mesmo estar sempre juntos nestas ocasiões.

Nestas horas, é bom entender os limites que cada um tem e só "requisitar a presença" do (a) amado (a) em eventos realmente importantes. Isso significa que, para passar o sábado à tarde com a sua tia-avó todo final de semana, o ideal é ir sozinha e deixá-lo a jogar a bola com os amigos.


9. A falta de projetos

Manter um namoro não é só enfrentar o dia-a-dia. É preciso construir algo juntos, desde coisas a curto prazo, como uma viagem juntos, um curso que vão fazer etc, a projectos mais ambiciosos, como morar juntos, casar, talvez um filho, uma casa...

Converse mais com ele sobre o futuro, para vocês terem uma ideia do que cada um quer no relacionamento. Só que, claro, sempre com bom senso: não vá perguntar no segundo mês de namoro que nome ele prefere para a segunda filha que vocês terão.

Hehehehe (Alguém entenderá o motivo da rizada)

10. O silêncio

A falta de diálogo é a pior coisa que pode acontecer entre você e ele (a). Lembre-se: para se estar em um relacionamento é necessário haver troca. Os dois têm que falar e os dois têm que escutar. Se isso não ocorre, vocês precisam fazer um esforço e conseguir, nem que seja com ajuda de um terapeuta.

O silêncio é, em geral, a maior causa da perda de interesse de um pelo outro. Com isso, vocês acabam simplesmente por cumprir a rotina sem mais ligar para a outra pessoa... isso mata, aos poucos, o relacionamento e o amor.


Faça bom proveito e curta bastante a sua relação.

Fonte: Redacção terra



1 comentário: