segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é se passa com o mundo minha gente?

As catástrofes naturais têm vindo a assolar o nosso planeta nos últimos anos: furacões, tornados, terramotos, cheias, secas, erupções vulcânicas, tsunamis, entre outros.
Estes acontecimentos, que se fazem sentir especialmente na meteorologia, mostram que, apesar dos avanços da tecnologia, o homem continua incapaz de controlar a natureza.
Os cientistas consideram como hipótese que este aumento de acontecimentos está relacionado com as temperaturas. O planeta Terra foi aquecendo gradualmente desde a última era glacial, que ocorreu há dez mil milhões de anos.
Estas temperaturas aumentavam um quarto de grau por século.

No século passado as temperaturas começaram a aumentar para o dobro devido a acção do Homem. O ser humano lança para a atmosfera grandes quantidades de gases que fazem o efeito de estufa (o Dióxido de Carbono e vapor de água), estes dois gases são os principais responsáveis pelo aumento das temperaturas originando o aquecimento global. O aquecimento global pode originar graves consequências para o planeta Terra tais como: buraco do ozono, o aumento do nível médio das águas dos oceanos devido ao descongelamento das superfícies polares (água em estado sólido), o que origina inundações. Prevê-se que no caso, de não conseguirmos impedir o elevado aquecimento global, que muitas cidades com a subida do nível das águas dos oceanos ficarão submersas.


Acontecimentos tristes que chocaram o mundo

Dia 12 de Janeiro de 2010, um terramoto catastrofico abalou o Haiti, a 25 km da capital Porto Príncipe. Num espaço de um minuto, o terramoto destruiu a sede da missão das Nações Unidas, o palácio presidencial e muitos outros edifícios do país. Teve como consequência morte de 100.000 à 200.000 pessoas.
Dia 27 de Fevereiro de 2010, um Tsunami provocado pelo terramoto de 8,8 graus de magnitude abalou o Chile, o sul de Santiago. O mais intenso desde o maremoto de 2004 que atingiu o indico.

Como podemos ajudar essas pessoas, que de um momento para o outro viram suas vidas se transformar num pesadelo... perderam seus familiares, seu lar e muitos até a fé e a esperança.

Vale a pena viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário