quinta-feira, 4 de março de 2010

Ser Mulher é assim...

Já que estamos no mês da Mulher, vou me aproveitar da situação e falar um pouco a cerca de nós mulheres.
Vou começar com um tema bem comum entre mulheres, mas que também interessa aos homens… a famosa TPM - Tensão Pré-Menstrual.


Sei que muitos homens pensam que é só mais uma desculpa que nós inventamos para chamar atenção ou para se justificar por um acto irracional ou até o mau humor, mas atenção rapazes/homens, a coisa é mesmo séria.


A TPM, bem conhecida como Tensão Pré-Menstrual, é um termo usado para denominar um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem de modo cíclico durante a segunda metade do ciclo menstrual, ou seja, entre o período que compreende a ovulação e a menstruação.
A mulher com TPM pode apresentar desde leves alterações de humor até sintomas comportamentais graves que afectam a sua qualidade de vida e podem causar prejuízos na vida social.
Quando ocorre de forma mais grave, o que acontece em até 8 à 10% dos casos, é chamada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).





Não se sabe porque algumas mulheres têm TPM e outras não apresentam sinal algum. Talvez algumas sejam mais sensíveis as flutuações dos neurotransmissores cerebrais causados pelas alterações hormonais fisiológicas do ciclo menstrual.
Os sintomas mais comuns da TPM são cansaço, irritabilidade, ansiedade, sensibilidade nos seios, alterações no humor, depressão, (estes rondam 80 à 92%); desejos alimentares, acne, aumento do apetite, hipersensibilidade, inchaço, nervosismo, ( estes rondam 67 à 78%).












No meu caso particularmente, os sintomas variam muito consoante as circunstancias, se estiver entre uma multidão por ex. fico chata, rabugenta e contrario tudo e todos, se estiver sozinha fico deprimida, as vezes choro por pequenas coisas, sinto até desejo e enjoo… é uma chatice. Mas mesmo com tudo isso ser MULHER é MARA …




Como aliviar os sintomas da TPM


• Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
• Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
• Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.
• Fazer exercícios aeróbios. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
• Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.





Atenção HOMENS, um pouco mais de atenção, carinho e paciência nessas alturas será um ponto a vosso favor, e nós agradecemos.




Sem comentários:

Enviar um comentário