sexta-feira, 19 de março de 2010

DIA DO PAI


Comemora-se sexta-feira, 19 de Março, o Dia do Pai, em homenagem a todos os procriadores, em particular, e ao fortalecimento dos laços familiares e respeito pelos progenitores, em geral.

A data tem origem na antiga Babilónia, há mais de quatro mil anos, em que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Não é por acaso que o Dia do Pai celebra-se no dia de S. José, o padrasto do Menino Jesus. Num momento de inspiração, a Igreja Católica entendeu que ser pai é muito mais do que partilhar os mesmos genes.

Muitos são os pais do século XXI, que merecem realmente esse título, estão muito mais próximos dos filhos, muito mais envolvidos na sua vida, muito mais disponíveis para eles, muito mais capazes de manifestar o seu afecto e, sobretudo, de receber o afecto dos filhos.

Actualmente os pais estão bem mais próximos dos filhos, sentem-se pais desde o momento da concepção, partilham a gravidez minuto a minuto e estão presentes na sala de partos, de mão dada com as mães em lugar de ficarem à porta da maternidade (na melhor das hipóteses) à espera que alguém lhes venha dar a notícia. As medidas que permitiram que os pais sejam aceites nas consultas de acompanhamento da gravidez, nas ecografias e no momento do parto foram uma enorme conquista.

O pai moderno faz tudo ou quase tudo que as mães sempre fizeram, dão biberões, adormecem os filhos, trocam fraldas, dão-lhes a papa e, feito inimaginável, há vinte e poucos anos ficam com os bebés (sem chamarem pela mãe ou até pela sogra) sempre que a mãe da criança se tem que ausentar. Levam-nos ao pediatra e, mesmo em caso de separação, aceitam a responsabilidade de assumir uma guarda com tempos partilhados. É claro que nem tudo é ainda, como devia ser, como sabem com um imenso sofrimento próprio os pais que são privados dos filhos por uma mãe que põe os seus interesses à frente, não só dos interesses do pai, mas sobretudo acima dos da criança.


Gente, será que isto é real??? Tadinho desse menino, tem pai para tudo né...




Segundo um documento do Ministério da Família e Promoção da Mulher, publicado por ocasião da data, para este ano a efeméride é assinalada no país sob o lema “Papás de Angola, juntos na moralização da família e da sociedade”.

Com a adopção do lema, segundo o documento, pretende-se que a figura do pai seja, de facto, o pilar e o epicentro da moralização primária dos membros da família, com base nos princípios da angolanidade, da convivência e que se possa reflectir no seio da sociedade.

O Governo angolano pretende, com a data, dar início a um ciclo de comemorações de forma institucional, chamando atenção aos pais e a sociedade, em geral, sobre a sua importância que esta figura representa na formação da personalidade dos filhos e na transmissão de valores de convivência em família e sociedade.


Para todos os pais de Angola e do mundo, desejo um dia muito feliz, porque ser pai é um privilegio. Acredito que só sendo para saber... e para aqueles que ainda não o são aguardem o momento em que o pirralhinho vos vai chamar de papá.

beijo grande a todos os papás.


Fonte: www.destak.pt

2 comentários:

  1. Como gostei o que você escreveu, convido-lhe a ver os meus blogs. www.queriaserselvagem.blogspot.com
    e ainda: Angola eu te amo
    Um beijão

    ResponderEliminar
  2. Obgada, meu caro, farei sim uma vizitinha no seu blog.

    bjo

    ResponderEliminar